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Apresentação do ISEPAM

O Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert constitui referência educacional no Norte Fluminense oferecendo ensino de qualidade desde a educação infantil até Pós-graduação. Originou-se da Escola Normal de Campos, criada em 1894 pelo presidente da Província do Estado do Rio de Janeiro Dr. José Tomás Porciúncula, já no início do período republicano, momento em que o processo de modernização do país requeria a proliferação de novas idéias e a instrução e educação popular destacavam-se na construção de uma nação civilizada, tendo como consequência o investimento na formação do magistério como tema central.

Criada em novembro de 1894 a Escola Normal foi instalada em janeiro de 1895 apresentando na composição da primeira turma 47 alunos: sendo 43 moças e 4 rapazes e funcionou, por 60 anos, anexa ao Liceu de Humanidades de Campos.

Devido a mudanças estruturais no sistema educacional do Rio de Janeiro, em 12 de maio de 1954 recebe a denominação de Instituto de Educação de Campos pela Lei nº 2.146/54, adquirindo independência e se transfere para o prédio onde funcionava o Grupo Escolar "Saldanha da Gama" e o Jardim de Infância "José do Patrocínio". Ambas as instituições passaram a fazer parte do Instituto de Educação de Campos, sendo nomeado como seu 1ºdiretor o Dr Decio Ferreria Cretton. Assim, as raízes nas quais se originam a Escola Normal de Campos em 1895 e o Instituto de Educação de Campos em 1954, se encontram vinculados a um processo histórico, compondo a cadeia genética da formação docente em Campos dos Goytacazes.

Em 1956 foi criado o Curso Ginasial e o Instituto de Educação passou a oferecer uma formação completa: do Pré-escolar ao Segundo Grau Normal.

Em 1965, o Instituto de Educação de Campos passou a chamar-se Instituto de Educação "Professor Aldo Muylaert”, em homenagem a um educador campista formado pela Escola Normal de Campos, professor nesta Instituição, além de ter ocupado outras funções de gestão no estado.

A legislação vigente em 1971 imprimiu nova concepção ao Curso Normal, tornando-se Habilitação Específica para o Magisterio voltada para o mercado de trabalho. Assim, mesmo com objetivos diferenciados do Curso Normal, a prática de ensino ocupou o eixo principal da atividade pedagógica no IEPAM durante os anos que seguem.

Em 1980, o IEPAM passou a oferecer o Curso de Estudos Adicionais, com especialização nas áreas de Pré-escolar e Alfabetização qualificando profissionais para desempenhar o exercício docente.

O esporte marcou as épocas e inúmeros troféus confirmam o desempenho dos times que representaram o Instituto. O IEPAM também marcou presença nos desfiles cívicos ao longo das décadas, sendo motivo de orgulho entre a sociedade campista.

Com a implantação da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional) nº 9394/96, retomam-se, pelo texto oficial de Darcy Ribeiro, as concepções do movimento escola nova dos anos 30. E a proposta de Anisio Teixeira – de que todos os professores da escola fundamental tenham o Curso Normal Superior – é aprovada.

Atendendo ao dispositivo da Lei, em 14 de agosto de 2001, a Instituição foi transformada pelo Decreto Estadual nº 29947, em Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM, publicado no Diário Oficial de 15/08/2001, passando da Secretaria de Estado de Educação para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, tendo como entidade mantenedora a Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC.

Em 04 de janeiro de 2002 foi implantado o Curso Normal Superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 394/96, com o objetivo de formar Professores em Nível Superior, para atuação em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O novo curso a partir de então passa a dividir espaço com o Curso de formação de professores em nível médio. O curso foi reconhecido pela excelente formação dos seus alunos, fato constatado no quantitativo de aprovação no processo seletivo de ingresso ao magistério municipal. A prática de ensino no Colégio de Aplicação do Instituto constitui-se campo vivo e interativo de ensino em todas as suas dimensões didático pedagógicas.

Em março de 2009 foi implantado o curso de Licenciatura em Pedagogia atendendo anseios do público do município de Campos e de municípios vizinhos, registrando-se um número elevadíssimo de inscritos, confirmando que a filosofia com a qual o Instituto de Educação de Campos se alicerçou permanece no Instituto Superior de Educação Prof Aldo Muylaert, como elo dos anseios dos sujeitos que buscam na formação docente superior a concretização profissional de seus projetos de vida, conhecendo os desafios do exercício docente e aprendendo a superá-los , no movimento continuo d uma didática aplicada, o que contribui decisivamente para um a melhor qualificação profissional.

A instituição iniciou a sua primeira Pós-Graduação lato sensu em gestão Escolar em 2010 com duas turmas, totalizando 80 alunos, tendo iniciado a terceira turma no ano seguinte. Alunos oriundos deste curso foram enquadrados em diversos sistemas de ensino, a saber, municipal, estadual e federal. Outros assumiram gestão em escolas municipais e estaduais em Campos e região. Alguns já exerciam a função de gestor e o curso possibilitou Formação Continuada.

Em 2010 o ISEPAM concorreu pela primeira vez ao edital de seleção nacional para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES aberto às instituições de ensino superior. O ISEPAM foi o 1º Instituto Estadual a participar do programa e desde a aprovação e inicio das atividades até o momento, mais de 100 bolsistas licenciandos em pedagogia foram beneficiados pelo programa e mais de 12 escolas públicas foram atendidas em ações práticas voltadas para a alfabetização e letramento, buscando melhor aproveitamento escolar entre os alunos das escolas parceiras nos municípios de Campos, São Fidelis e São João da Barra, cuja prática docente encaminhada por meio dos grupos de bolsistas , sob a supervisão e coordenação do programa nesses 10 anos de participação trouxe resultados surpreendentes. O encaminhamento metodológico dessa formação tem seu suporte no Centro de Apoio Psicopedagógico do ISEPAM (CENAPP) indicando os avanços no processo de aquisição da leitura e da escrita.

Em 2011 teve início a primeira graduação em Educação do Campo - PROCAMPO na região Sudeste em instituição pública, atendendo a necessidade de alunos que atuam em escolas rurais e/ou comunidades de assentados. O curso iniciou com 60 alunos e teve a sua segunda turma iniciada em 2012. A proposta de implantação desse curso relacionava-se à formação de profissionais do campo para suprir as necessidades do mesmo, instrumentalizando-os para assumir o campo como uma opção de vida e não como um lugar de passagem temporária, possibilitando consolidar os elos com os grupos sociais locais e desenvolver atividades pedagógicas específicas para essas comunidades. A dinâmica do curso fundamentou-se na Pedagogia da Alternância e as turmas específicas foram compostas por aqueles que atendiam aos critérios de seleção específicos.

Em 9 de maio de 2012 o Decreto nº 43.578 institui o Colégio de Aplicação do ISEPAM – CAP, sendo órgão integrado da estrutura do Instituto devendo funcionar com regimento próprio e com a estrutura da fundação FAETEC.

Nesse período o ISEPAM passa a participar do SISU - Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal, além de outras Unidades da rede FAETEC e atualmente conta com mais de 200 cotistas matriculados na licenciatura em Pedagogia.

Como parte do novo status da instituição no cenário estadual e federal, realizou-se em 2013 e 2014 o I e II Encontros das Licenciaturas e do PIBID contando com apresentação de Pôsteres, Comunicações orais, palestras e mesa de debates. O evento foi coordenado por professores do Ensino Superior que atuam no Programa e pela Coordenação acadêmica do ISEPAM. Além desses eventos, outros tantos compuseram a trajetória histórica dessa Instituição.

Todos esses anos são marcados por muito fazer pedagógico, identificado também nas ricas e diversificadas atividades desenvolvidas , tais como Feiras, Mostras, Wokshops, Seminários e tantos eventos de produção acadêmica.

Sobre o Campus ISEPAM incide um tombamento distintamente em nível municipal, cabendo sua responsabilidade ao COPPAM – Conselho de Preservação e Patrimônio Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ a partir da Resolução nº 005 de 12 de setembro de 2013 em seu Artigo 1º: “ficam tombados as edificações e os imóveis a seguir citados e identificados no processo aprovado pelos demais conselheiros, pelo seu valor histórico, arquitetônico e cultural para o Município”, dentre os quais o “Prédio do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, Avenida 28 de março, nº 37” (item de nº 31).

Em finais de 2014 foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação o 1º Curso Técnico no ISEPAM, sendo implantado em fevereiro de 2015 o Curso Técnico em Secretaria Escolar nas modalidades integrado e subsequente, cumprindo seu papel de Centro de Excelência em Educação, crendo na importância de oferecer uma formação de qualidade também a outros profissionais que atuam em estabelecimentos de ensino. O número de inscritos superou as expectativas para a ocupação das 120 vagas disponíveis no 1º semestre.

Projetos aprovados pela FAPERJ e CAPES, bem como as parcerias firmadas com Universidades e Institutos marcam os avanços acadêmicos da Instituição ao longo das décadas.

Na perspectiva de inovação e ampliação da oferta educacional implantou-se o Curso Técnico em Informática em 2020, inicialmente na modalidade integrado ao ensino médio, constituindo no 2º curso técnico da Instituição, entendendo que as mudanças que chegam à nossa sociedade nos conduzem a um novo modelo de ação pedagógica. Eis nosso grande e permanente desafio.

Ao longo das décadas o ISEPAM sido referencia em educação e muitos dos que por aqui passaram ocuparam e ocupam papel de destaque na sociedade. Os índices de aprovação em concursos e processos seletivos em geral são elevados tanto entre os estudantes da licenciatura, quanto entre os concluintes do normal médio.

Os processos seletivos anuais para matrícula nas turmas do Colegio de Aplicação ou para a licenciatura contam com elevado número de inscritos e formam um extenso cadastro reserva, o que reafirma a confiança que a comunidade campista tem depositado nesta Instituição centenária em sua história na formação de professores.

Rememorar a historia é trazer para o presente as realizações, mas também lacunas e erros do passado tendo em vista as mudanças para o futuro. Novos projetos e anseios continuam movimentando essa Instituição pública de ensino, entendendo a necessidade de oportunizar novos caminhos e reflexões que operem mudanças e que a vocação institucional de preparo para o magistério seja um pilar que sustente os anos que virão, ao mesmo tempo em que outras possibilidades surjam.

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